quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A importância dos óculos polarizados






Ola a todos!!!

Hoje vou escrever um pouco sobre este importante acessório de pesca e tantas vezes desvalorizado que são os óculos com lentes polarizadas..

Na pesca em geral mas principalmente na pesca à pluma um par de óculos polarizados podem fazer a diferença entre um grande dia de pesca ou apenas um dia a tentar pescar ou mesmo em casos extremos uma desgraça.

A pesca ludica/desportiva deve ser encarada por todos os que a praticam com um hobbie e como em tudo na vida a segurança é um elemento que em situação alguma devemos negligenciar.

É mesmo no factor segurança que faz com que na pesca à pluma o uso de óculos seja de uso obrigatório deixando de ser um simples acessório de pesca para se tornar um elemento essencial em qualquer pescaria tão ou mesmo mais importante do que a cana ou o carreto.

Na pesca à pluma com os constantes vai-e-vem da linha tão tipicos dos lançamentos a mosca no ar facilmente atinge velocidades na ordem das dezenas de kilometros por hora logo será fácil imaginar que se tivermos o azar de de levar com uma mosca num olho os estragos causados podem ser bastante sérios como a imagen abaixo o demonstra.

Foto retirada da net


Se ao uso de óculos associarmos também o uso de um simples boné com pala ficaremos quase garantidamente com os nosso olhos protegidos .Para evitarmos acidentes como este a forma mais eficaz é fazermos uso de um simples par de óculos de forma a criarmos um escudo protector entre a mosca e os nossos olhos.

Podemos usar desde óculos graduados (para quem é pitosga como eu) aos normais óculos de sol mas é nos óculos com lentes polarizadas que iremos retirar grandes vantagens e que justificam em pleno o seu uso.

As lentes polarizadas assim numa explicação simples não passam de filtros de de luz mas ao contrario das normais lentes de sol que apenas escurecem o ambiente envolvente permitindo a passagem das ondas de luz verticais e horizontais as lentes polarizadas filtram essas mesmas ondas de luz permitindo a passagem da luz vertical mas impedindo a passagem da luz horizontal.
As ondas de luz verticais é a luz que ainda não foi reflectida. É essa luz que as lentes polarizadas vão deixar passar ao contrario da luz horizontal que é luz que já foi reflectida no caso da pesca na água e será essa luz que será eliminada.
Importante será dizer que não há lentes polarizadas que eliminem 100% dos brilhos da água mas por mais baratos que sejam se eliminarem 50% já é uma grande ajuda.
Importante será dizer também que as lentes polarizadas possuem o essencial filtro UV.
Qualquer boa optica vende lentes polarizadas e tem disponível o teste que segue no video abaixo.

                                                                          Diferença entre lentes de sol com e sem polarização

É por essa razão que as lentes polarizadas conseguem eliminar uma grande percentagem dos reflexos do sol na água permitindo a quem as usa uma mais confortável visão sobre o espelho de água e mesmo ver melhor o que se passa logo abaixo da superfície.

Se por acaso tiverem algum par de óculos que não tenham a certeza se é polarizado ou não entrem num carro,sentem-se,liguem-no e olhem para o computador de bordo com esses óculos.
Se conseguirem ver perfeitamente as letras do computador de bordo essas lentes serão normais lentes de sol.
Se por contrario as letras praticamente desaparecerem essas lentes serão polarizadas.
                              
                                                                     Diferença na  pratica ente lentes com e sem polarização
Foto retirada da internet
Podemos encontrar lentes polarizadas em algumas cores distintas o que pode dificultar a escolha na compra.
Existem tabelas cientificas e complicadas sobre em que situações devemos usar uma ou outra cor mas para um simples e eficaz uso na pesca podemos utilizar a seguinte tabela.

lentes cinza

Para usar em dias de céu limpo e sol forte

                                                                       

Lentes amarelas

Para usar em dias de céu muito nublado

Lentes ambar

Para usar em dias de céu pouco nublado


Há no mercado uma infindável oferta no que a óculos polarizados diz respeito.
Desde lentes a custar varias centenas de euros até bom óculos por valores bastante simpáticos, como em tudo na pesca à pluma o único limite será a nossa carteira.

Para o pessoal que tal como eu necessita de usar óculos graduados para corrigir a visão a melhor solução será passar numa boa optica e mandar fazer uns óculos com lentes graduadas polarizadas e adequadas à sua visão.
Esta solução não fica propriamente barata pois facilmente pode passar os 200 euros.
Uma solução que fica bem mais em conta e que proporciona uma visão perfeitamente aceitável é comprar lentes clip-on de qualidade como as lentes que estão nas fotos acima e colocarmos por cima dos nossos normais óculos graduados.

O mais importante mesmo é proteger os olhos tanto das moscas como dos raios UV mas se puderem comprar um bom par de óculos polarizados comprem que mais que uma despesa é sem duvida um excelente investimento.

Espero com este pequeno artigo ter explicado a vantagem de utilizar lentes polarizadas na pesca.

Fiquem bem e grandes pescarias para todos mas não se esqueçam de os peixitos libertar.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário